Notícias

Uma data que enche de orgulho todos os amantes do ritmo consagrado pelo Velho Lua

13/12/2012 -

 

A Lei número 11.176/2005 instituiu o Dia Nacional do Forró, em homenagem a data natalícia do músico Luiz Gonzaga do Nascimento, o “Rei do Baião”, 13 de dezembro.

O Forró é uma festa popular brasileira, de origem nordestina, e a dança praticada nestas festas, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, o coco, a quadrilha, o rojão, o xaxado e o xote, são tocados, tradicionalmente, por trios compostos de um sanfoneiro, um zabumbeiro e um tocador de triângulo.

O Forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés do índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses e com o balançar dos quadris dos africanos. A dança do Forró tem influência direta das danças de salão européia.

O termo “forró”, segundo o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, notável estudioso das manifestações culturais populares do Brasil, vem da redução da palavra “forrobodó”, que significa arrasta-pé, farra, confusão, desordem.

Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por “forrobodó” ou “forrobodança” já em fins do século XIX. Tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950. O forró popularizou-se mesmo em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente para as capitais Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nos anos 1970, surgiram nessas e noutras cidades brasileiras, “casas de forró”. Artistas nordestinos que já faziam sucesso tornaram-se consagrados (Luís Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda) e outros surgiram.

Depois de um período de desinteresse na década de 1980, o forró ganhou novo fôlego de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró.

Existem diversos artistas que, entre outras modalidades, também contribuíram, sejam como compositores sejam como intérpretes, com diversos gêneros do forró. Alguns dos mais destacados compositores brasileiros de músicas de forró são: Alceu Valença, Chico Salles, Dominguinhos, Elba Ramalho, Frank Aguiar, Genival Lacerda, Jackson do Pandeiro, Luís Gonzaga, Rita de Cássia, Sivuca, Trio Nordestino, Zé Ramalho, etc.

Fonte: http://emiliaeiko.wordpress.com/2012/12/10/13-de-dezembro-dia-nacional-do-forro/

 

Veja as ùltimas Notícias

Próximos Shows

Mais shows